segunda-feira, 26 de abril de 2010

26/04 - Old Delhi - ALWAYS WELL!

Roubando algumas palavras de Jean-Claude Carriére: "Quem não gosta dos homens não deve ir à Índia. É impossível visitar esta república singular confiando num ônibus de turistas, de monumento em monumento, com os olhos fechados para o país e seus povos. A multidão é aqui a principal paisagem. Ela é o ator de todas as coisas".
Confesso que estive perdido em Delhi. Perdido, desorientado, incapaz de identificar leste ou oeste. E justamente nesta zona generalizada que percebe-se a diversidades de culturas na cidade. Finalmente vê-se com clareza a fusão de passado e presente tão falado sobre a Índia!
Após rápida passagem pelo Raj Ghat (onde estão hoje as cinzas de Mahatma Gandhi) e pelo Red Fort e sua famosa Lahore Gate, seguimos para a verdadeira Delhi: Old Delhi. O lugar em que ingleses e mongóis não se encaixaram... Old Delhi é um caos sistemático! Um choque para todos os sentidos! O caos visual e sonoro se mistura ao cheiro de poeira e especiarias... Uma passada pelo Mosteiro Jama Masjid deixa ainda mais escancarada a influência do passado de uma civilização milenar no dia-a-dia do país!


O dia segue em uma tarde na não menos caótica Connaught Place para compras e interação ainda maior com o povo e poeira local, culminando uma Masala Dosai! Para terminar: FESTA NO APÊ!

Resumindo o dia em uma citação comum na Índia:

"Easy come, easy go, no tension, no depression. ALWAYS WELL!"

2 comentários:

  1. ..oieee Di, fiquei encantada com o que vc escreveu!!!!
    Deve ser realmente uma realidade bem diferente de tudo, né?
    Adorei ver a foto de vcs todos juntos comendo um Masala.....!!!
    Fico feliz em saber que a viagem começou muito bacana!!!!
    APROVEITE!!!!!
    beijo beijo de sua mãe que tiama!!!

    ResponderExcluir
  2. Incrivelmente insano!

    ResponderExcluir