quinta-feira, 23 de julho de 2009

DIA 11 – 13/07 …No topo do mundo…

Após a quebradera do dia anterior, mal sabíamos que hoje seria tão puxando quanto! Com o corpo inteiro dolorido, acordamos às 7:00 novamente para seguir rumo ao Chacaltaya (aliás até agora não entendo como conseguimos não nos atrasar nenhum dia sem despertador...). Passamos antes por El Alto, imenso subúrbio de La Paz, que basicamente uma favelão com crescimento médio de 6% ao ano. É interessante o fato de que, enquanto suas casas estiverem “reformando”, eles pagamos menos impostos. Portanto a aparência de favelão pouco importa; o negócio é nunca terminar a casa para reduzir os gastos tributários...
Pegamos uma van horrorosa por uma estrada horrorosa, mas conseguimos chegar até a montanha. Lá, subimos os 400m mais longos e íngremes da minha vida, atingindo quase 6000m acima do nível do mar. Sem ar e com um frio absurdo, só nos restou sentar e admirar a vista fantástica!
O passeio ainda incluía visita ao Valle de Luna (que já havíamos pesquisado, e parecia ser meia boca). Mas o trajeto de volta na van foi tão tortuoso que dezistimos e ficamos por La Paz.
Novo almoço no Eli’s e resolvemos conhecer melhor a parte sul da cidade.
Do Prado para baixo realmente a cidade muda, com casas mais bonitas, muitos restaurantes e cafés e o que necessitávamos: mercado! Após uma parada no Kuchen Stude (segundo Xavequine o melhor folhado que comeu fora da Alemanha – que mala!), passamos no Hiper Maxi e fizemos as compras que achávamos necessárias para Uyuni (Pringles, lenços, água, vodka e Red Bull).
Às 19:00, seguimos para estação da Todo Turismo, melhor empresa de ônibus da Bolívia, para seguir em direção a Uyuni. Resolvemos pagar caro pela viagem já que nos haviam alertado sobre a HORROROSA estrada que enfrentaríamos.
O ônibus atrasou em 1 hora... Mas a cervejinha ajudou a passar o tempo!