quinta-feira, 23 de julho de 2009

DIA 5 – 07/07…Viva el Paro…

Para variar, madrugamos (novamente às 4:00 da matina e sem despertador!) para tomarmos o trem Backpackers de volta a Cusco… Era hora de dar continuidade à viagem rumo a Puno e mudarmos de ares, deixando a terra Inca um pouco para trás (pelo menos era o que pensávamos). Bom, o trem foi “que nem neném!”, e chegamos a Ollaytaytambo sem problemas, onde um taxista do nosso amigo Valdívia já nos esperava. Depois de um pan com huevo na estação, de volta a Cusco!
Na chegada a grande surpresa: greve nacional de transportes no Peru! Não conseguiríamos sair pelas carreteras! Provavelmente a greve duraria 3 dias, mas nunca se sabe por lá... É impressionante como o sindicato e os trabalhadores de lá são realmente unidos: se é para parar, todo mundo realmente pára! É pedra na estrada e todo mundo de férias! Deixa as antigas reivindicações do nosso já saudoso Lula sindicalista no chinelo...
Resolvemos não arriscar. Corremos para uma agência e já reservamos nossa passagem para La Paz para quinta-feira (09/07) de manhã, desencanando de Puno (aliás, lugar que não fez falta em nada na viagem). Pensamos em emendar mais um passeio na região também, mas como tudo em Cusco precisa de estrada, estávamos preso à cidade...
Mas como para nós não tem tempo ruim, aproveitamos para conhecer melhor a capital Inca: caminhamos bastante pela Plaza de Armas e Catedral, entramos no Museu Inca (muito interessante por sinal) e fomos almoçar no restaurante Pacha Papa na Plazoleta San Blaz (muito o bom o lugar... Comi carne de alpaca com pelo menos 7 tipos diferentes de papas e rocotones rellenos).
Após novo check-in no Qori Inti Hostal, emendamos uma tarde preguiçosa na Plaza de Armas lendo livro e trocando idéias com a população local e gringalhada. Obviamente, o objetivo era guardar energia para a night em Cusco (e dale Mama África e Mythology...).
À noite, antes da alucinação e balada de sempre, jantar no Etapoy, uma casa de frango assado bastante barata e muito boa!

(segue Dia 6)

1. No Peru a união faz a força! E se vamos parar, então paramos todos! O Lula ia ter que ralar para ser sindicalista neste país!