quinta-feira, 23 de julho de 2009

DIA 7 – 09/07 …Rumo a Bolívia…

A night foi pesada! Acordamos as 5:40 com batidas na porta do taxista, obviamente estávamos extremamente atrasados para nosso vôo as 7:00 para La Paz. Correria total, mas ainda deu tempo de comer uma empanada com cheiro de podre no aeroporto.O vôo da Aerosur foi praticamente uma continuação da nossa cama, e chegamos em La Paz sem nem sentir. Ainda no aeroporto, emendamos um brunch no Burger King (argh!).
O aeroporto de La Paz fica na parte alta da cidade, a cerca de 4100m de altura... Ao pisar em solos bolivianos já comecei a sentir os primeiros efeitos da altitude...
Recojemos um táxi até a rodoviária para seguir rumo a Copacabana (a boliviana...rsrs) no Lago Titicaca.
12:30 jah estávamos com passagem comprada para as14:00 pela Nuevo Continente. Nesta hora, minha cabeça já estava explodindo e me sentia extremamente enjoado... É, altitude não é para qualquer um não... Apesar de ter melhorado depois, confesso que passeio boa parte da viagem pela Bolívia “meio lesado”...
Tomei um Dramin e dormi que nem um anjo nas 3 horas de viagem de La Paz a Copacabana. Perdi o “passeio pela favela” e o entra e sai de gente ao longo da viagem, mas pude presenciar a zona em outras viagens posteriormente...
No meio do caminho, em San Pedro de Tiquina, atravessamos um ferry-boat precário! Bus vai por um barco, passageiros por outro. O barquinho balançava incessantemente, e por lá, colete salva vidas é luxo! Rsrs... Sem falar que sentamos ao lado de uns bolivianos que comiam uma mistura de fruta com peixe num saco plástico banhado em algo muito próximo de um vômito...
Bom, após morrer duas vezes o motor, conseguimos chegar ao outro lado e seguimos mais 40 min de viagem em bus em direção a Copacabana.
Chegada em Copacabana: cidade pequena e razoavelmente bonitinha, a beira do Titicaca. Fizemos o check-in no La Cúpula (este sim um hostal bastante legal!) e demos uma voltinha pela cidade e catedral local (mais uma que os espanhóis construíram buscando converter nosso queridos Incas... Copacabana era, antigamente, um ponto importante de peregrinação dos Incas rumo a Isla del Sol; portanto a Catedral era estratégica para os espanhóis!). Buscamos também aproveitar os últimos raios de sol do dia...
Jantamos no La Orilla: restaurante barato de comida muuuuuito boa! Comemos uma truta divina por algo em torno de U$3,00! O atendimento foi excelente, apesar de possuir apenas um cidadão servindo todas as mesas e tomando uma cervejinha ao mesmo tempo...rsrs.
Cansados, resolvemos dormir cedo (lá pelas 23:00) para aproveitar o dia seguinte que seria puxado na Isla del Sol... Antes demos uma analisado no que, até então, foi o céu mais estrelado que vi em minha vida!